Você sabia? Você sabe o que é e como ser “Eco-friendly”?

 




Você sabe o que é e como ser “Eco-friendly”?

Há mais de 4 décadas surgiu a preocupação da sociedade com o consumo desenfreado e as conseqüências ao meio ambiente.

Desde 1972 com a primeira reunião que aconteceu em Estocolmo entre os governos do mundo todo, os países começaram a desenvolver estratégias de compromisso ambiental, como reduzir as emissões de poluentes e mitigar efeitos das mudanças climáticas.

Porém, as mudanças não ficam apenas na escala mundial, mas também em escala empresarial e individual, como é o caso do marketing verde e do estilo de vida eco-friendly.

Hoje vamos falar somente do estilo de vida eco-friendly (ficando para o próximo post sobre marketing verde).

E você? Já pensou em assumir esse papel na sua rotina? 

 

Eco-friendly é um termo em inglês que significa – “amigável ao meio ambiente, sustentável, consumo consciente, consumo verde”.

É sobre repensar o consumo como um todo e ter um estilo de vida com menos impactos sócio-ambientais.

É sobre rever os velhos hábitos e se responsabilizar: tudo que consumo é realmente necessário?

As práticas sustentáveis baseam-se nos 3 R (reduzir, reutilizar e reciclar).

Exemplos de atitudes Eco Friendly:

Casa sustentável: simples práticas como apagar as luzes de cômodos em desuso, priorizar iluminação e ventilação natural, além de utilizar de forma correta os equipamentos eletrônicos, fechar a torneira ao escovar os dentes, desligar o chuveiro ao se ensaboar e ao lavar os cabelos. Você deve também implementar a coleta seletiva em sua residência, reutilizar o que puder dentro de casa como transformar móveis quebrados ou que não são utilizados em novos, praticar a compostagem, separar o lixo, diminuir a quantidade de resíduos, reutilizar a água da máquina de lavar, compartilhar espaços, fazer uma horta orgânica (se não tiver muito espaço aposte na horta vertical.) Considere ter energia solar em sua casa.

 

Cosméticos e saúde: A área dos cosméticos é onde mais temos opções mais verdes e menos poluentes. Existem várias empresas que fabricam cosméticos sustentáveis de origem 100% vegetal, sem crueldade animal e com embalagens recicláveis. Utilize óleos essenciaiscosméticos veganos e fitocosméticos.

 

Transporte: Todos sabemos que ter seu próprio carro é um conforto e um luxo, porém também temos consciência de que os automóveis liberam gases tóxicos na atmosfera. Dito isso, opte por transporte público, ou alternativo como bicicletas, patinetes e caminhadas. Porém se ter um carro é tão importante assim, então faça caronas solidárias, assim pode ter seu próprio veículo, mas ajuda à reduzir um pouco o impacto ambiental.

 

Alimentação: Adotar a postura eco-friendly vai muito além de adquirir um produto qualquer com uma etiqueta verde. A alimentação é uma das ações mais comuns, por essa razão devem ser tão levadas a sério, sendo o primeiro passo para a postura sustentável. Para começar, o caminho para uma alimentação, o eco-friendly inclui a redução de alimentos de origem animal como carne, ovos e leite, dando prioridade para alimentos de origem vegetal produzidos de forma orgânica e sem desperdício.

Em resumo, ele induz o vegetarianismo ou o veganismo como forma de reeducação alimentar.

 

Consumo consciente: Mas de que adianta fazer tudo isso e mesmo assim comprar desenfreadamente? Se for consumir priorize empresas que se preocupam com o impacto ambiental, que produzem embalagens a partir de material reciclado ou que sejam recicláveis, que não se utilizam de crueldade animal, que não praticam desmatamento, queimadas, extração irresponsável, trabalho forçado ou de menores.

Fonte de pesquisa:

https://meiosustentavel.com.br/eco-friendly/https://siesolucoes.com.br/eco-friendly-o-que-e-e-como-se-tornar/

https://www.revistaabm.com.br/

https://www.selecoes.com.br/cultura-lazer/eco-friendly-o-que-e-e-como-tornar-se-um/


Lembre-se:

Pequenos gestos geram grandes mudanças!

O Meio Ambiente agradece!

Melina Lorentz Paralovo
Pós graduada em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabia?

Educação Ambiental nas Obras

Coleta de isopor