Plano de Saneamento Básico de Três Corações

 


As deliberações da II Conferência Municipal de Saneamento Básico foram entregues no dia 16 de março de 2022 pelo secretário de Meio Ambiente, Fabio P. Vilela ao prefeito Nadico que solicitou o encaminhamento da pauta a todos os secretários municipais para que sejam cumpridas.
A II Conferência de Saneamento Básico Municipal foi realizada no dia 23/02/22 na Câmara Municipal e após as palestras e os participantes reuniram-se em grupos para discutir os temas definidos em cada eixo e deliberaram as metas abaixo discutidas na plenária por eixos.
 
Resumo das metas da II Conferência Municipal de Saneamento Básico
 
Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário – Rural
 
Georreferênciamento de comunidades rurais,
Implantação do sistema de monitoramento de água potável e realização de análise de água em águas subterrânea e outras fontes alternativas nas comunidades rurais.
Implantação de fossas sépticas/ biodigestores nas comunidades rurais.
Construção de um entreposto de recebimento de embalagens de agrotóxico em parceria público privada.
Criação de eco pontos em locais estratégicos, com a afixação de containers, usando as igrejas, escolas e comunidades como pontos de coleta de resíduos sólidos;
 
Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário Urbano
 
 Minimização das perdas na distribuição de água potável, realizando manutenção nas redes e conscientização da população.
Mapear localidades e residências com lançamento de água pluvial na rede de esgoto.Fiscalização e notificação de lançamento de águas pluviais na rede de esgoto.
Mapeamento das nascentes urbanas e recuperação da mata ciliar no perímetro urbano. Realizar projetos para drenagem nas áreas críticas urbanas do município - SEPLAN, com execução pela SEMOSP.
Coleta e tratamento de esgoto sanitário, realizando a notificação de lançamentos irregulares de esgoto e a interceptação de esgoto a céu aberto.
 
Drenagem de Águas Superficiais
 
Dimensionamento das galerias existentes nos bairros: Chácara das Rosas, Jd. Umuarama, São Conrado, Jd. América, Bandeirantes, Jd. orion, Eldorado, Santana, Jd. Califórnia, Pq. das Colinas.
Implantação de bueiros inteligentes.
Educação ambiental nas escolas públicas e privadas e mobilização social.
Construção de novas edificações para retirada de moradores em risco (áreas de inundações e encostas) com revitalização e demolição das edificações em risco.
Desassoreamento do leito do rio Verde e rio do peixe juntamente com a recomposição da mata ciliar conforme as áreas prioritárias do Plano Diretor (mapa I).
 
Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
 
Aumento da coleta seletiva nos bairros até atingir 100% das residências.  
Aumentar a distribuição de lixeiras incluindo lixeiras identificadas para lixo seco e molhado e implantação de ecopontos (PEVs) para recicláveis.
Aumentar a campanha de Educação Ambiental nas escolas, no setor privado e residências e prédios públicos, para separação dos resíduos secos e molhados.
Promover estudos para alternativa de capina no município.
Promover estudos para destinação adequada de resíduos a nível regional. (estudos para projetos de compostagem de resíduos orgânicos, alternativas de destinação para substituição do aterro sanitário com vida útil próxima do fim).
 
Resíduos Sólidos Urbanos de Construção
 
Implantação de PEVs setorizados para destinação de pequenos volumes de RCC.
Despoluição das áreas afetadas pelo descarte irregular de RCC.
Campanha de conscientização do publico alvo e em lojas de material de construção, divulgação em redes sociais e rádios.
Usina de Reciclagem de Resíduos de Construção Civil. Licitar, construir e iniciar implantação por parceria pública privada.
 Reaproveitamento do produto reciclado em obras de interesse social.

 (Tatiana Vilela Carvalho) 

 

 

 

 

 

 

 

 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabia?

Educação Ambiental nas Obras

Coleta de isopor